Sentimentos...
Sentimentos, de forma genérica, são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos.
A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mas varia, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções. A medicina, biologia, filosofia , matemática e a psicologia estudam o sentimento humano.
Mas, o que é sentimento para você?
Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si.
A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico. Sendo alvo do estudo da medicina, biologia, filosofia e psicologia.
Alguns exemplos dos sentimentos:
O amor – amar (pode-se amar ou não, a si mesmo, ou outro indivíduo);O medo – Uma informação de que existe riscos, ameaças ou perigo direto para o próprio ou para algum de seu interesse.
Segundo um professor de Harvard, Abraham Maslow, todos os seres humanos nascem com um senso de valores pessoais positivos e negativos, sendo atraídos por tais valores.Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência e o humor.Os negativos são: morbidez, feiura, falsidade, caos, engano, fraqueza e etc.
Maslow declara que valores pessoais positivos são definidos somente em termos de outros valores positivos, ou seja, não se pode maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha valores pessoas negativos sem que estas repulsam (aconteça a repulsão).
O termo sentimento é muito usado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Sendo assim, os sentimentos seriam ações decorrentes de uma decisão, além das sensações físicas que são sentidas como conseqüência de amar, por exemplo.
Bom, essa postagem, realmente explicou o a valor de um sentimento. Falou o que ele é, como ele interfere nas nossas vidas, enfim... Explicou muitas coisas, afinal, o nosso mundo vive de sentimentos, todas as formas que nós nos expressamos, é modo de explicar o que nós estamos sentindo, então, o sentimento é uma coisa essencial no nosso dia a dia, não pode faltar..
ResponderExcluirAliás, quem não gosta de um abraço bem apertado, dado com carinho e expressado como amor?
Sim, tudo não é um mar de rosas, tudo não é só amor e alegria, mas o essencial é que seja assim, pois isso melhora a vida e a auto estima das pessoas.